Buscar...

Validating credentials, please wait...
Golpes em idosos, fique atento!

As estatísticas de golpe sobre telefonia em idosos continua crescendo, os golpistas se aproveitam da ingenuidade e da bondade dessas pessoas para passar trotes.

Separamos as investidas mais comuns para alertar a todos que possuem pai, mãe, tios e avós.

– Conferir dados é uma artimanha para conseguir dados bancários, o ideal é não fornecer nenhum tipo de informação.

– Compra de produtos via internet é uma manobra bem dissimulada onde o golpista tenta arrancar informações sobre uma possível compra equivocada no cartão de crédito da vítima.

– Caixa eletrônico também é uma fonte para criminosos: em horários fora do expediente, os golpistas instalam uma máquina para reter cartões no caixa afim de clonar ou mesmo utilizar a senha e dados de acesso. No caixa eletrônico, os golpistas também se passam como funcionários do banco oferecendo ajuda, tome muito cuidado.

– Ligações informando sequestro também é uma prática comum, o criminoso liga para a pessoa e tenta conseguir o nome de um parente ou, em muitos casos, já liga informando um pseudo sequestro pedindo um determinado valor para que a vítima do golpe deposite-o em máxima urgência.

Embora estejamos caminhando lentamente, desde 2015 está em vigor a lei que dobra punição para casos de estelionato contra idosos; recusar ajuda de estranhos e não compartilhar dados pessoais é fundamental para evitar ser vítima de fraudes.