Buscar...

Validating credentials, please wait...
Combate aos Hackers!

Alterar a senha do administrador é uma boa ação para afastar ameaças; arregace as mangas e vá direto para o gateway de administração do seu roteador: BT normalmente será padronizado para 192.168.1.254; Usuários de nuvem devem tentar 192.168.0.1; e todos os roteadores TalkTalk têm um IP interno de 192.168.1.1. Se você trocou o roteador fornecido por um de sua preferência, o Google é será melhor amigo. A gigante Dell combina Wi-Fi e firewall para combater ataques cibernéticos em pequenas e médias empresas, uma bela iniciativa!

Não divulgue os detalhes do seu roteador! Enquanto estiver nas configurações do roteador, você deve alterar o identificador do conjunto de serviços (SSID). Este é o nome da sua rede que o mundo exterior vê; Normalmente, o padrão é o nome do fabricante do roteador. À luz de como é fácil encontrar logins on-line, é melhor não tornar a vida dos hackers mais fácil do que já é. Um hacker determinado não será impedido de detectar e acessar sua rede simplesmente porque não há nenhum SSID sendo transmitido, mas usar um nome aleatório em vez do padrão de fábrica faz sentido. Não menos importante, pois sugere que o usuário é mais experiente em segurança do que alguém que ainda está transmitindo o fabricante do roteador.

Tente um servidor dns diferente! Assim como você pode instalar uma alternativa para o firmware que executa o roteador, você pode escolher um servidor DNS diferente do padrão do ISP. Pode chegar um momento em que os servidores DNS usados pelo seu ISP sejam atacados, por um ataque de negação de serviço distribuído (DDoS), por exemplo, ou por alguém que esteja alterando o DNS para efetuar uma fraude bancária clonada.

Os ISPs maiores são um alvo para isso, já que as consequências de invadir seus servidores DNS seriam enormes. Vimos os servidores DNS dos provedores maiores sofrerem o tempo de inatividade, portanto, ter um backup e saber como apertar o botão é útil. A escolha mais comum será o servidor DNS público do Google (em 8.8.8.8 e 8.8.4.4 para o serviço IPv4) ou OpenDNS (em 208.67.220.220 e 208.67.222.222).